Relato de Helena, 54 anos, empresária, desquitada, mãe de três filhos.
Minha infância foi à moda antiga dos “bons costumes” e aprendi com meus pais a ser uma boa e respeitosa menina. Fui muito tímida desde criança. Tornei-me uma esposa prendada, dócil e cuidadosa. Não conseguia dizer não as barbáries do meu ex-marido, que me traumatizaram por 10 anos.
Quando cheguei no consultório do Dr. Julio estava me sentindo como um “cristal quebrado”, totalmente sem possibilidades de juntar os “cacos”. Fragilizada, não confiava em mim e nas minhas possibilidades de reagir a toda violência que sofria. Lembro perfeitamente que estabelecemos para minha terapia seria de 30 sessões. Percebi aos poucos que, ao contrário de uma pessoa frágil, eu era muito forte por tudo que aguentei em minha vida conjugal. Lembrei-me na terapia de outras vitórias na escola, com a família, e reconstruí a minha própria imagem.
No decorrer das sessões eu me sentia mais e mais forte, exercitava as redecisões e tomava atitudes que surpreendiam a todos que me conheceram como uma mulher passiva… Mudei completamente a minha vida! Na vigésima sessão recebi alta. O que eu ouvi naquele momento foi maravilhoso: “você atingiu os objetivos aos quais se propôs no início da terapia, as suas conquistas são sólidas e não há necessidade de continuar com a terapia… Se você quiser trabalhar outros temas, estarei à disposição”. Saí do processo segura, feliz, com uma sensação de paz e equilíbrio emocional, e, o mais importante, nunca houve recaída!